Spirulina: A Alga Mais Poderosa Conhecida Pelo Homem

Spirulina: A Alga Mais Poderosa Conhecida Pelo Homem
Avalie este artigo

A spirulina é uma alga verde-azulada que foi usado pelos astecas, durante séculos, devido ao seu alto teor de proteína. Também foi utilizada pela tribo africana que vivia perto do lago Chade, aqueles que tiravam a alga perto da margem do lago. De fato, quando a carne era escassa, a tribo se alimentava desta alga.

A spirulina é um super alimento que sobrevive ao teste do tempo, fortalecendo fisicamente muitas pessoas em tempos de escassez e fome. Com este alimento, você pode reduzir o risco de câncer, diabetes e HIV entre muitas outras doenças mortais, além de perder peso.

O que é a spirulina?

A spiulina não é uma alga verdadeira. Embora sejam também conhecidas como algas verde-azuladas, a spirulina é uma cianobactéria que contém clorofila e obtém sua energia da fotossíntese. O nome spirulina em latim significa espiral pequeno, o qual faz referência à sua forma. A spirulina, dependendo do nível de pH e disponibilidade de nutrientes ao seu redor, muda espontaneamente a forma de suas espirais. A estrutura de algumas das espécies de espirulina, são muito semelhantes às dos primeiros organismos vivos que habitaram a terra.

spirulina

A spirulina é um dos itens alimentares mais nutritivos que existe. Aqui te dou 5 razões por que você deve incluir essa maravilha em sua alimentação:

1. Contém 60% de Proteína:

A spirulina é uma proteína completa, isto significa que contém todos os aminoácidos essenciais. Além disso, ao contrário das paredes celulares da maioria dos vegetais compostas de celulose não digerível, as células das paredes da spirulina são compostas de mucopolissacarídeos suaves, os quais são muito fáceis de digerir. Isso é de grande ajuda, especialmente para aquelas pessoas que sofrem com alguma mal formação do sistema digestivo, como por exemplo: síndrome de Kwashiorkor, o que dificulta a capacidade de absorção de nutrientes corretamente.

90% da proteína que se encontra na spirulina é digerível. Também contém ácido gama-linolênico, um ácido graxo Ômega-6, o qual foi comprovado cientificamente que reduz a inflamação.

2. É uma Fonte Rica em Vitaminas e Minerais:

Basta ver a quantidade de vitaminas e minerais que contém a spirulina:

  • Contém 23000 IU, é muito rica em beta-caroteno, pois contém 30 vezes mais do que uma cenoura.
  • Tem 20 mcg de vitamina B12, mais do que o fígado de carne.
  • Se você é vegetariana, e você não consegue obter a quantidade adequada de vitamina B12, adicione spirulina em sua salada ou suco verde.
  • Também é muito rica em vitamina E,
  • Contém cerca de 10 carotenóides, ácido fenólico e selênio, conferindo a seu corpo a proteção antioxidante necessária.
  • Alguns outros minerais incluem: ferro, magnésio, cálcio, cromo, cobre, potássio, manganês, zinco, sódio, fósforo e selênio.

3. É Eficaz para o Tratamento de Alergias:

Estudos têm demonstrado que a espirulina é maravilhosa quando se trata de aliviar os sintomas da rinite alérgica, os quais incluem: espirros, corrimento nasal, congestão e coceira. Isto se deve a que a spirulina contém propriedades que fortalecem o sistema imunológico. Possui um alto conteúdo de ferro de origem vegetal, vitaminas A e C, cálcio e ácido alfa-linolénico (o nível mais alto entre as plantas).

4. Acelera a Perda de Peso:

Em um estudo em que 9 participantes saudáveis e em forma, deu-lhes a 6 gramas de spirulina ou placebo diariamente por 4 semanas. Os resultados mostraram que a espirulina acelera a oxidação da gordura e o desempenho físico. Também se demonstrou que a spirulina diminui a peroxidação lipídica. Ao reduzir a oxidação da glicose, aumenta a demanda da utilização da gordura como fonte de energia. Isso resulta na perda de peso rápida, natural e duradoura. Se você quer perder peso com a spirulina, confira o artigo sobre o Liponatu Pro, que contém essa e outras algas e fibras que destravam o emagrecimento.

5. Ajuda a Reduzir o Colesterol:

A spirulina é rica em ácidos graxos essenciais, especialmente os ácidos linoleico e linolénico. Estes ajudam a reduzir o colesterol total e protegem o coração contra a pressão arterial alta, resultante do elevado consumo de sódio. Como mencionei anteriormente, a espirulina é extremamente rica em ácido gama-linolênico, o qual também se encontra no leite materno. Quando se combina com as vitaminas C e A, se demonstrou, que promove o bom funcionamento de nosso sistema imunológico.

A Espirulina tem gosto forte

A primeira vez que experimentar spirulina, você vai perceber que o seu sabor é muito forte.Mas você verá os resultados de forma imediata e seu corpo vai pedir aos gritos todos os dias. É muito nutritiva e completa quase qualquer deficiência nutritiva. Você pode usar frutas como amoras e maçãs e mel também para esconder um pouco o sabor, mas você vai se acostumando pouco a pouco. Uma excelente saída é consumi-la em cápsulas, através de suplementos como o Liponatu Pro, assim o problema do gosto será resolvido.

spirulina emagrece mesmo

É uma fonte inesgotável de nutrientes e o sabor não deve impedir que forme parte de sua alimentação.

Alguma vez você já experimentou a spirulina? Partilhe a sua experiência e opiniões conosco na seção de comentários abaixo.

Lembre-se de compartilhar este artigo com todos os seus entes queridos para que eles também se beneficiem desta informação.