Quinua contra a Calvície: Funciona?

Se tem uma coisa que aflige homens e mulheres no mundo todo é a queda de cabelo. Por isso, os mais diversos tratamentos capilares, produtos e métodos “milagrosos” para manter os fios fortes e saudáveis, são cada vez mais utilizados pelas pessoas. O que pouca gente sabe é que um pequeno grão pode ser a salvação para a calvície! Dona de nutrientes poderosos, principalmente do mineral zinco, a quinua (ou quinoa) possui agentes muito mais eficazes para o couro cabeludo do que vários xampus que você compra no dia a dia.

Além de ser um dos grãos mais bem falados em termos de nutrição e benefícios (É considerada pela Academia de Ciências dos Estados Unidos, o melhor alimento de origem vegetal para consumo), a quinua, por ser rica em proteínas, também trabalha como tônico capilar, deixando os fios dos cabelos mais fortes, brilhosos e saudáveis. A nutricionista Daniella Chein explica a razão:

“Por ser rica em zinco, a quinua traz benefícios para manter os cabelos, fortes, no lugar – ela tem ação anti-queda por equilibrar o hormônio testosterona e ajuda também a combater os efeitos nocivos dos radicais livres. O zinco é um mineral importante no crescimento e desenvolvimento dos cabelos. Para mantê-los sempre bonitos e saudáveis, é recomendada a introdução da quinua na alimentação do dia a dia, ela pode ser adicionada a uma vitamina, iogurte ou mesmo na salada”, explica a profissional.

Veja os mineirais que podemos encontrar na quinua e seus benefícios à saúde!

Magnésio: Aumenta a produção de anticorpos e é indispensável para o bom funcionamento do sistema nervoso e para o metabolismo energético.

Cobre: Participa na formação das células sanguíneas, da melanina, pigmento protetor da pele e da mielina, substância protetora dos nervos.

Potássio: Tem papel fundamental na transmissão nervosa, na contração dos músculos e no equilíbrio de fluidos no organismo, sua falta provocar fraqueza muscular.

Fósforo: Atua no fortalecimento da membrana celular, dos ossos e dos dentes.

Ferro: Participa do processo de respiração das células e do transporte do oxigênio e dióxido de carbono.

Manganês: Importante para a saúde dos tendões e ossos.

Cálcio: Construtor de ossos e dentes, atua na contração muscular, na coagulação sanguínea e na transmissão nervosa.

Zinco: Combatem os radicais livres, além de fortalecer o sistema imunológico, retarda o envelhecimento e favorece o crescimento e fortalecimento dos cabelos.

* Daniella Chein (CRN 2003100646) é formada em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário Bennett e atua no Rio de Janeiro.

 

Fonte: Conquiste Sua Vida

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!