Queijo branco engorda?

Feito com leite de vaca, ovelha, cabra ou de búfala, o queijo branco é delicioso e rico em vitaminas e nutrientes. Presente há mais de cinco mil anos na vida do homem, o início da produção do queijo aconteceu com poucas opções, diferente do que encontramos atualmente nos mercados.

Hoje nosso foco é saber se o queijo branco engorda, quais as substâncias mais importantes encontradas no alimento, saber se ele pode compor as dietas e muitos mais. Vem com a gente!

Origem do queijo

Em pleno século 21 podemos encontrar uma variedade enorme do laticínio. Estima-se que há mais de dois mil tipos de queijos em produção mundo afora. A maioria é encontrada na França. Há quem diga que cada francês consome cerca de 30 quilos de queijo por mês. Aí aí aí… depois não podem dizer que o queijo branco engorda, não é mesmo?

Pesquisas apontam que pastores egípcios foram os primeiros a descobrir a fonte de alimento com a domesticação de cabras e ovelhas. Já outros estudos dizem que quem descobriu o queijo foi um árabe que atravessa o deserto com um cantil de leite. Depois de muito tempo na estrada, ele percebeu que o líquido tinha se separado em um líquido aquoso pálido e em pedaços sólidos.

O leite era armazenado em um cantil feito de estômago de algum tipo de animal. Daí as enzimas presente teria coagulado – separado o leite em soro e coalho – nascendo o queijo.

Queijos atuais

Pode até ser que antigamente os queijos eram mais gordurosos, mas com o passar dos anos foram surgindo alimentos com teor calórico mais baixos, para que o consumo fosse mais alto.

Se consumido de maneira adequada e sendo um produto de qualidade, o queijo branco terá menos gordura que os amarelados como mozarela ou parmesão, por exemplo. Não esqueça que você não deve viver só de queijos. Uma dieta equilibrada precisa ter fibras, vitaminas, gorduras boas, carboidratos e proteínas, encontrada principalmente nos queijos, alguns tipos de leguminosas e carnes.

Benefícios do queijo branco

Quando se fala em queijo muitos já dizem adeus a osteoporose. Mas não é só isso! Grande parte dos queijos possuem boas quantidades de fósforo, proteínas e, claro, cálcio. São ricos em triptofano – aminoácido que reduz o estresse e melhora o humor.

O queijo branco tem um sabor suave e não cheira forte, normalmente é associado com uma alimentação leve e integra diversas dietas. Ah, não esqueça que o queijo branco engorda se comer em excesso.

Esteja atento em relação as marcas, alguns em comparação com o queijo prato e provolone, possuem muito mais gorduras, se tornando altamente calóricos.

Cem gramas de queijo, contém 357 calorias. Você pode achar que é muito, mas em relação a baixa quantidade de gordura saturada e menos colesterol, esse valor é adequado.

O queijo branco tem proteínas que ajudam na formação dos músculos, vitaminas A (excelentes antioxidantes), B (ótimo para os olhos, cabelos e pele) e D (que aumenta a imunidade do organismo).

Entre os queijos mais leves estão cottage e o ricota, devido a produção realizada com leite desnatado. O queijo minas, por exemplo, é feito com leite integral, deixando o produto final mais calórico.

Quando comer queijo?

Desde que tenha prudência, qualquer hora é hora de apreciar um bom queijo. Não esqueça que o queijo mais amarelinho traz uma quantidade maior de sódio e gordura, os vilões das dietas.

O queijo ricota, cottage e minas frescal light, são os indicados para ser consumido no café-da-manhã e também no lanchinho pós treino. Eles oferecem muitas proteínas e poucas gorduras.

Se você é um ratinho, super apaixonado por queijo, a melhor coisa é adquirir esses mais leves. O queijo branco engorda e você não vai querer estragar tudo o que já perdeu, não é mesmo? Claro que você pode comer os mais amarelados, mas é melhor guardar para uma ocasião especial. Quem sabe em uma noite de vinhos e queijos.

Para os intolerantes a lactose o sistema é ao contrário. Se não está em busca de perder peso, saiba que o ideal é consumir os mais amarelos. Eles têm menos açúcar do leite, substância que os alérgicos precisam passar longe. Nesse caso é indicado consumir o parmesão do que o cottage. Ah, a moderação vale para você também, viu? O excesso acarreta problemas ao sistema cardiovascular, por causa da quantidade de gordura saturada.

O melhor queijo para dietas

Para definir qual a melhor opção para a sua dieta leia sempre os rótulos dos produtos. Dê preferência para os alimentos com poucas calorias, sódio e gordura, assim você evita uns quilinhos extras na balança.

Queijos e suas calorias

  • Uma fatia, cerca de 20 gramas, de mozarela tem 65 calorias. Já a mesma porção da versão light tem 53.
  • A ricota tem um sabor suave e baixo teor de gordura. Aproximadamente 60 gramas contêm 104 calorias.
  • O queijo prato é um dos queridinhos dos brasileiros e também um dos mais calóricos. Cem gramas do alimento chegam a 395 calorias.
  • O queijo minas tem duas versões: minas frescal e meia cura. O frescal é comercializado depois de 4 a 10 dias de preparo. O meia cura já leva o dobro do tempo para ser vendido e é ricamente mais calórico devido a maturação que elimina a água. Cem gramas dele possuem 399 calorias. A mesma quantidade do frescal tem apenas 203.
  • A mozarela de búfala tem 48% mais proteína e 52% mais cálcio. Trinta gramas do queijo têm 90 calorias.
  • O parmesão é um dos queijos que precisa de maior atenção quando consumido. Nele há uma concentração maior de sódio. Uma fatia apresenta 10% do total que deve ser consumido diariamente. No quesito teor calórico não há muita diferença: 30 gramas de queijo duro têm 123 calorias.
  • O queijo provolone tem um amarelado mais forte e um sabor ainda mais agradável. Cem gramas atingem facilmente 340 calorias.
  • O gorgonzola tem 330 calorias por 100 gramas de alimento.

Bom, hoje você viu algumas opções de queijos para compor a sua dieta. Como qualquer alimento, o queijo branco engorda, mas nem por isso você precisa abrir mão. Coma com moderação, faça exercícios físicos e adote uma dieta balanceada. Use também suplementos para perda de peso, como o Natu Pro, que irão acelerar naturalmente o seu metabolismo e ajudar a emagrecer rápido.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!