O que Causa a Queda de Pelos no Corpo, Pernas e Braços?

A queda de cabelo no couro cabeludo, geralmente, está associada a um único problema, por exemplo, uma alopecia por tração, androgenética ou areata. No entanto, quando a perda dos pelos do corpo se dá nas pernas e nos braços a condição adquire um tom mais estranho que deve ser analisado cuidadosamente para detectar a causa da perda do cabelo.

perda de pelos no corpo alopecia

É muito importante identificar a escala de redução: trata-Se de uma diminuição significativa? Como uma diminuição total do pêlo que cobre os braços e pernas?

Doenças Da Pele

Certas doenças de pele podem fazer com que algumas partes do cabelo dos braços e das pernas comecem a cair. Estas doenças incluem algumas muito conhecidas condições como a dermatite, seborreia, psoríase, eczema, queratose pilar.

No caso da dermatite a que se refere, especificamente, é um inchaço geral da pele. Na eczema e a seborreia, são dois tipos de dermatites, que podem causar certas manchas escamosas e de cor vermelha, que geram muita coceira na pele.

A psoríase é uma doença autoimune na qual as células do sistema imunológico que atacam as células sadias da pele de certos pontos do corpo.

A queratose pilar, especificamente, é uma doença que provoca a inflamação dos folículos pilosos da pele.

Estas doenças não são as únicas formas de gerar danos na pele e nos folículos pilosos. Lesões e queimaduras graves, também podem causar a destruição dos folículos e as células epiteliais, o que pode significar a cessação definitiva do crescimento do cabelo.

Esteróides

Segundo as investigações realizadas em relação ao uso de esteroides e alopecia, tem-se observado que o uso contínuo de esteroides, principalmente os esteroides usados pelos fisiculturistas, possuem quantidades de testosterona e outros compostos que podem influenciar o processo natural dos pelos dos braços e pernas (corpo em geral), provocando a sua queda prematura.

Os efeitos colaterais dos esteroides são muitos e variados: alopecia, perda do desejo sexual, problemas cardiovasculares, colesterol, etc.

No caso das mulheres que tomam esteróides, a perda do cabelo nas pernas e braços, é muito mais pronunciada.

Portanto, se você estiver sob um regime de esteróides deve ser consciente dos múltiplos efeitos colaterais que você se submete. Consulta a um especialista em saúde se esse é o seu caso e você deseja interromper o consumo de esteróides.

Fisiopatologías

Algumas doenças, como o hipertireoidismo, o hipotireoidismo, a alopécia universal, os distúrbios da glândula pituitária são patologias médicas que também pode levar a que as pernas e os braços percam o pelo.

Tanto o hipertireoidismo, como o hipotireoidismo são associados a uma produção excessiva ou insuficiente de hormônios tireoidianos.

A alopecia universal, por sua vez, está ligada ao sistema imunológico.

Os distúrbios da glândula pituitária referem-se aos possíveis traumas que possa sofrer a glândula pituitária. Lembre-se que esta glândula é responsável pela produção de muitos hormônios. Se tem algum distúrbio, isso pode afetar o organismo de diversas formas diferentes.

Medicamentos

Outra causa provável de perda de cabelo nos braços e pernas está associada ao consumo de medicamentos específicos para determinadas doenças. Por exemplo, pode ser o caso de medicamentos usados para tratar a pressão arterial elevada ou colesterol. Também se podem incluir nesta lista os medicamentos utilizados para tratar doenças como o Parkinson ou a artrite. Os anticoagulantes são outras drogas que também causam a perda de pelos do corpo.

Na mesma linha, podem inscrever-se os medicamentos destinados a realizar uma terapia de substituição hormonal.

Por último, os medicamentos empregados no tratamento de quimioterapia, como é conhecido, causam a perda do cabelo do couro cabeludo, o que também se podem estender para os pelos das pernas e dos braços.

Dieta e estresse

Em último lugar, as causas que podem ser motivo para a perda do cabelo nas pontas encontramos o stress físico e/ou mental, o exercício rigoroso, o estilo de vida e as características da dieta. Por exemplo, existem casos de dietas que não possuem os nutrientes essenciais como o ferro, o que pode ser causa de queda de cabelo anormal. Para isso é recomendado o uso de suplementos alimentares para suprir essas deficiências.

Conclusão

Estes são apenas alguns fatores que podem intervir na queda do cabelo das pernas e dos braços, mas não são os únicos. A visita ao médico dermatologista é fundamental para indicar outras possíveis causas.

 

Você sabia?

Grande parte da queda de cabelo é resultante de deficiências de vitaminas e minerais no corpo, além da má alimentação.

Por isso, foi desenvolvido um suplemento alimentar voltado exclusivamente para quem sofre deste problema: conheça o Hair Loss Blocker.