Maca Peruana: Principais Benefícios

Imagine um alimento que auxilia no emagrecimento, previne a diabete, fortalece a saúde do coração e a proteção, dá força, estabiliza o humor, fortalece os ossos, e que, também por cima, é afrodisíaco. Essa é a Maca Peruana. O nome pode parecer novo, porém essa plantinha já tem sido estudada há um tempo e pode realizar maravilhas à saúde de quem a consome.

O que é a Maca Peruana?

A Maca Peruana é derivado do Peru, como o nome indica. Ela é uma planta similar ao rabanete, e possui na raiz sua essencial fonte de vitaminas e nutrientes.  A planta nasce naturalmente a 4 mil metros de altura, resistindo a mudanças climáticas severas, o que prova o “vigor” desta raiz.

Há várias pesquisas sobre a maca peruana . Uma das mais conhecidas é a do médico castelhano Gustavo Gonzales Rengifo, que foi, até mesmo, premiado pela FAO, em 2010, por seu trabalho de estudo sobre a maca. Ele demonstrou que os povos que consomem essa planta mantêm uma saúde de alta qualidade até os 75 anos, o que equivaleria ao padrão de indivíduos com 35 anos.

São quarenta anos ganhos em qualidade de vida!

Benefícios da Maca Peruana

A maca peruana é rica em proteínas, cálcio (possui mais cálcio que o leite), ferro, ácidos graxos, ômega 3 e 9, carboidratos, fibras, magnésio, fósforo, vitaminas, zinco, entre outros.

maca peruana

  • Previne a diabetes, por que diminui a absorcão de dextrose no sangue.
  • O Ômega 3 presente lhe ajuda na batalha à doenças cardiovasculares e no controle dos graus de colesterol.
  • O ferro, outro elemento fundamental da maca, previne a anemia.
  • A grande porção de cálcio auxilia no fortalecimento dos ossos, combatendo a osteoporose.

Além de todas essas características, o tubérculo age controlando os graus hormonais, prevenindo dessa maneira uma série de doenças e minimizando o resultado da menopausa.

Maca Peruana e a Vida Sexual:

Também conhecida como um viagra natural, a maca pode auxiliar – e bastante – quem necessita de uma forcinha no quesito desejo sexual. Já há pesquisas publicados sobre isso. Uma delas amostra que homens com idades entre 24 e 44 anos tiveram melhoras em índices de fertilidade. Essa pesquisa foi feita por um cientista da Universidad Peruana Cayetano Heredia, no Peru, e publicada no Asian Journal of Andrology.

Além do mais, a maca tem propriedades estimulantes para o cérebro, o que explica, em parte, este crescimento do apetite sexual.

Como consumir?

Essa planta pode ser consumida em cápsulas ou em pó. Crua ela não é recomendada por ser tóxica.

Como pó, a melhor maneira de uso é deixá-la ferver  e em seguida abalroar no liquidificador. O alimento pode ser adicionado em sucos, shakes, sopas, entre outros. No caso dos sucos, o agradável é usá-lo com frutas cítricas, uma vez que elas potencializam os seus efeitos nutricionais.

Mas, a recomendação é o seu uso em cápsulas, pois elas possuem quantidades controladas e você não estará arriscando uma superdosagem. A cápsula mais recomendada é o suplemento XtraMaster, confira aqui neste artigo a resenha completa.

Contraindicações

Por não existirem pesquisas com grávidas e lactentes que identifiquem possíveis problemas resultantes do consumo da maca, indivíduos nessas condições precisam evitar a planta. Entretanto, para as demais categorias, a planta não apresenta contraindicações.