Maca Peruana – Aumenta a Libido e Ajuda com a Impotência

Maca Peruana – Aumenta a Libido e Ajuda com a Impotência
Avalie este artigo

A Maca (Lepidium meyenii) é uma raiz que é usado como um remédio popular para aumentar a energia e a libido e para o equilíbrio hormonal. Também conhecida como “ginseng Peruano” (apesar de não ser um membro da mesma família botânica como ginseng), maca em pó, normalmente, é adicionado de vitaminas ou de outros alimentos. No Peru, toda a maca é usado em sopas, assados, ou usado para fazer uma bebida fermentada conhecido como maca andina.

maca peruana andina

Usos

A maca pode ser benéfica para:

  • Disfunção erétil,
  • diminuição de libido,
  • síndrome do ovário policístico (SOP),
  • condições da tireóide,
  • depressão,
  • perda de cabelo,
  • sintomas associados com a menopausa.

Maca também pode ajudar no tratamento de câncer. A raiz contém glucosinolatos (compostos de plantas também encontrado em vegetais crucíferos, como a couve), mas até o momento, não há provas que sustentem a alegação de que o consumo de maca sob qualquer forma pode prevenir ou tratar o câncer.

 

A fertilidade em Homens

Um pequeno estudo examinou o efeito de quatro meses de tratamento com comprimidos de maca peruana sobre a qualidade do sêmen em nove homens adultos. O tratamento com maca resultou no aumento do volume de sêmen, contagem de espermatozóides e a mobilidade dos espermatozóides.

Os níveis séricos de testosterona e estradiol não foram afetados.

Além disso, estudos mostram que a Maca Peruana estimula muito o desempenho sexual masculino, servindo muitas vezes como um afrodisíaco para apimentar as relações.

 

O humor na Menopausa

A Maca pode ajudar a aliviar a ansiedade e a depressão em mulheres pós-menopausa, de acordo com um pequeno estudo de 2008 da revista Menopausa. Para o estudo, 14 mulheres pós-menopausa teve 3.5 gramas de pó de maca durante seis semanas e, em seguida, tomou uma correspondência com o placebo durante seis semanas. Os resultados do estudo sugeriram que a maca ajudou a reduzir a ansiedade e a depressão, além de melhorar a função sexual.

Outro pequeno estudo publicado no Climatério sugere que tomar maca diariamente por seis semanas, reduz a pressão arterial e melhora a depressão e ansiedade em mulheres pós-menopáusicas. É necessária mais investigação, como ambos os estudos foram extremamente pequeno.

Energia

No peru, a maca é por vezes utilizado para aumentar a energia e o desempenho atlético. Os resultados preliminares  baseado em estudos sugerem que a maca pode melhorar a recuperação da fadiga muscular.

Disfunção Sexual Induzida por Antidepressivo

Em um estudo de 2008 da CNS Neurociência & Therapeutics, os pesquisadores descobriram que a maca pode ajudar a aliviar a disfunção sexual causada pelo uso de seletivo-inibidores da recaptação da serotonina (ou Isrs, uma classe de medicamentos utilizados no tratamento da depressão). O estudo envolveu 20 pessoas com depressão, os quais foram experimentando SSRI induzida por disfunção sexual. Uma 2015 estudo publicado Baseada em Evidências Medicina Complementar e Alternativa em comparação maca a um placebo em 45 mulheres com antidepressivo induzida por disfunção sexual. Depois de 12 semanas, de 1,5 gramas de maca, duas vezes ao dia, com recato, aumentou as taxas de remissão.

Efeitos Colaterais

Pouco é conhecido sobre a segurança e os efeitos colaterais de curto prazo ou de longo prazo da utilização de maca. A Maca não deve ser utilizado por pessoas com pressão arterial elevada. A Maca pode ter efeitos estrogênicos, portanto não deve ser usado por pessoas com hormônio-sensível cânceres ou condições como câncer de mama, útero ou câncer de ovário, endometriose ou miomas uterinos.

Como com outros suplementos, a maca não foi testada para a segurança em mulheres grávidas, lactantes, crianças e pessoas com problemas de saúde ou que estejam a tomar medicamentos. Você pode encontrar mais informações sobre como utilizar os suplementos de forma segura aqui.