Impotência Psicológica existe?

A disfunção erétil é um problema sexual bastante comum que os homens experimentam dificuldades para alcançar e manter uma ereção por tempo suficiente para a função sexual. Algumas pessoas sofrem de impotência psicológica, a qual surge por causas como estresse, ansiedade e depressão. Se este é o seu caso, continue lendo para saber os motivos e as soluções para esta condição.

impotencia psicologica masculina

De acordo com o Centro Médico da Universidade de Maryland, em algum momento de suas vidas, quase todos os homens experimentarão a impotência. Isso geralmente se corrige a si mesmo com o tempo. No entanto, a disfunção erétil crônica que requer tratamento.

Impotência Física Em Homens

Uma causa física pode ser determinada na maioria dos casos de impotência nos homens. De acordo com a Clínica Mayo, as seguintes causas físicas podem contribuir com a disfunção erétil:

  • Doenças cardíacas
  • Diabetes
  • Obesidade
  • Elevada pressão sanguínea
  • Arteriosclerose
  • Colesterol alto
  • Doenças neurológicas
  • Problemas nos vasos sanguíneos

Alguns efeitos colaterais de certos medicamentos também pode ser causa de impotência. Poderá notar, inicialmente, a disfunção erétil depois de iniciar o consumo de um novo medicamento ou de alterar a dose usual.

O uso e abuso de substâncias como tabaco, álcool e drogas ilícitas também podem causar impotência.

Impotência Psicológica Dos Homens

A maioria das doenças ou condições que contribuem para a impotência podem ser abordados com mudanças no estilo de vida ou com medicamentos especiais.

Para alguns homens, no entanto, a causa não é tão fácil de identificar.

A impotência psicológica pode ser gerada por fatores difíceis de detectar, diagnosticar e tratar. De acordo com o Centro Médico da Universidade de Maryland, os problemas psicológicos causam 15% dos casos de impotência.

As causas psicológicas mais comuns incluem o stress, a depressão, os problemas de casal e a ansiedade.

A Ansiedade É Real

Este é o problema com os problemas psicológicos: estes têm efeitos físicos muito reais. A ansiedade, por exemplo, é algo que muitas pessoas assumem que só existe em sua cabeça. No entanto, a ansiedade pode causar aumento no ritmo cardíaco, problemas com pressão sangüínea e fadiga.

Isso pode afetar o seu desempenho sexual. De fato, a ansiedade é uma das causas psicológicas mais comuns de impotência nos homens.

 Impotência Psicológica E Estresse

Quase todas as pessoas experimentam estresse diariamente, em diferentes graus. Certas formas de estresse podem ser benignas ou podem servir como poderosos motivadores.

No entanto, até mesmo o estresse simples (uma apresentação importante no trabalho, por exemplo) pode afetar sua habilidade para alcançar e manter o seu desempenho sexual. Você não tem que carregar uma imensa carga de stress sobre os seus ombros para que possam afetar a sua saúde sexual.

Depressão E Da Função Sexual

A depressão, geralmente causada por um desequilíbrio químico no cérebro, pode afetar o desejo e a função sexual. Para os homens, no entanto, a depressão não é tão fácil de diagnosticar.

Muitos homens não reconhecem os sintomas de depressão e alguns são relutantes em procurar ajuda, de acordo com o Instituto Nacional de Saúde Mental.

A boa notícia é que a maioria dos homens voltarão a sentir-se normal, recuperarão o interesse sexual e resolver o seu problema de impotência se seguem um tratamento para a depressão.

Problemas De Casal

Os problemas emocionais com a parceira pode afetar sua relação sexual. Discussões, comunicação pobre e a ira podem afetar tanto o desejo como a sua função sexual. Abordar esses problemas com a parceira podem ajudar a diminuir os seus sintomas de impotência psicológica.

Se você conquistar seus problemas de casal por si mesmo não é bem-sucedido, é recomendável que procure a ajuda de um terapeuta especializado ou um conselheiro de casais.

Medo Da Impotência

O fracasso e a saúde sexual não se dando bem. A primeira vez que vai experimentar a impotência é possível que você sinta-se alarmado e preocupado de não poder recuperar a sua função sexual normal.

O medo e baixa auto-estima que tenha sofrido como resultado deste problema pode afetar a sua habilidade para conseguir uma ereção sucesso no seu próximo encontro sexual.

Este ciclo pode continuar até que consultar com um médico para encontrar o tratamento adequado. Uma vez que você tenha resolvido o problema, o seu medo da disfunção erétil deve desaparecer.

Tratamentos Para A Impotência Psicológica

Ao contrário das causas físicas da impotência, as causas psicológicas não são usualmente tratadas com medicamentos. Certos medicamentos podem ajudar em casos onde existe um desequilíbrio químico como causa de impotência.

Por exemplo, homens que sofrem de depressão podem encontrar alívio, tanto para os seus sintomas como para sua impotência quando iniciam um tratamento com antidepressivos.

No entanto, muitos dos problemas psicológicos exigem terapia, paciência e tempo. O seu médico pode trabalhar com você para determinar o tratamento para a impotência psicológica mais adequado para você.

Outra opção são suplementos naturais que estimulam a produção de testosterona e a circulação sanguínea, fazendo com que seu corpo funcione da maneira correta e melhorando o desempenho sexual naturalmente.

Sua Mente Importa

Aquele ditado que expressa “está tudo na sua cabeça” pode ser inteiramente bem sucedido para alguns homens, lidando com a impotência psicológica. Os problemas psicológicos podem afetar mais do que sua saúde mental.

A depressão, ansiedade, estresse e problemas de casal podem ter um efeito tremendo em suas funções sexuais.

É importante que fale com o seu médico sobre como você está se sentindo e qualquer sintoma que possa estar experimentando. Juntos, você e seu médico podem identificar a causa de sua impotência psicológica e o melhor tratamento que se adapte às suas necessidades, para que a sua saúde sexual volte a sua completa normalidade.