Hormônios e Treinos: Conheça seu corpo e treine melhor

Hormônios e Treinos: Conheça seu corpo e treine melhor
Avalie este artigo

Uma forma clara de melhorar o desenvolvimento de mulheres em todos os campos de suas vidas, esta em conhecer melhor a fisiologia e a bioquímica de seus corpos e como seu funcionamento é capaz de interferir em suas vidas pessoais, profissionais e sociais.

O conhecimento do seu corpo, suas emoções e seus papeis sociais mesclados com ciência, conhecimento de fisiologia e experiencia prática, com sensibilidade e aguçado senso critico servem para traçar um perfil da mulher atual; ativa, sensual, inteligente e bem-cuidada, mas dividida entre as velhas exigências sociais e seus novos papeis; entre o desejo de escrever e sua independência e os limites impostos por seus ciclos menstruais.

Conflitos que podem aproximá-la da saúde ou da doença. E como através da atividade física a mulher pode ter benefícios entendendo seu ciclo, depende da forma como ela o administra.

Hormônios – o que são

Para melhor entendimento, consideraremos toda substância hormonal como um mensageiro bioquimico que parte de seu local de origem ( uma glândula ou conjunto de células com capacidade de produzi-lo), através da corrente sanguínea, em direção a algum tecido ou célula que necessite de sua ação. Ele interfere na função de outro órgão para manter seu equilíbrio ou executar uma tarefa especifica. Assim, o hormônio é produzido com uma determinada meta ou alvo para preservar, manter modificar e melhorar o ser humano.

Os hormônios tem grande influencia sobre a razão e a emoção, por dois fatores importantes:

  1.  o cérebro esta constantemente mergulhado em hormônios,
  2. a diferença física e biológica entre os gêneros. No homem essa imersão é composta basicamente de androgênios ( hormônios que determinam a masculinidade), como a testosterona. Na mulher, esse banho hormonal é mais variado e depende da fase do ciclo em que ela se encontra.

Hormônios femininos e o treino

Tendo varias fazes, durante sua vida, a mulher tem predominância hormonal variada de acordo com idade .

Na infância, predominam os estrógenos em baixos níveis até a puberdade. depois vem o o estrógenos e a progesterona.

Na adolescência, tem variações de estrógenos e progesterona. Na juventude tem um complexo ciclo hormonal.

Praticar exercícios físicos com baixo volume de treino e baixa intensidade, objetivando uma melhora de suas funções fisiológicas e promovendo um minimo de estresse, ajuda a regular as funções hormonais.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!