GLUTATIONA: UM ANTIOXIDANTE QUE MELHORA AS FUNÇOES DO FÍGADO

GLUTATIONA: UM ANTIOXIDANTE QUE MELHORA AS FUNÇOES DO FÍGADO
Avalie este artigo

A glutationa é um suplemento antioxidante que é usado para impulsionar as funções de fígado em humanos. É sintetizada nas células de seres humanos através da formação de aminoácidos.

Glutationa é muitas vezes referida como antioxidante mestre no corpo humano por causa de seus inúmeros papéis no corpo.

O que é glutationa?

Glutationa foi descoberto por ser o antioxidante mais abundante do corpo humano. Ele executa várias funções que incluem: prevenção da acumulo de gorduras oxidadas no organismo, de substâncias de conversão de carboidratos em energia e outras funções relacionadas com a arterosclerose. Por isso é classificado como um tri-peptídeo, devido à sua combinação de três aminoácidos diferentes. Ela é encontrada em todo o corpo, sobretudo no trato intestinal e no fígado, onde ajudam na luta contra compostos prejudiciais que são eliminados do organismo através da bile.

Reconstrói o sistema imunológico fornecendo a glutationa peroxidase (GSH) para os glóbulos vermelhos e brancos, portanto, uma deficiência dela levará o corpo a uma vulnerabilidade podendo ser ainda mais danificados por radicais livres. Falta de equilíbrio e coordenação, distúrbios mentais e tremores são algumas das doenças associadas à falta de glutationa no sistema nervoso do corpo humano.

Glutationa é composta por várias substâncias de aminoácidos, que incluem: cisteína, glutamina e glicina, sendo basicamente localizada no fígado.

Ela é essencial para proteger as células do corpo de vários riscos e exposições, como ingestão excessiva de álcool e drogas, e toxinas produzidas durante o processo metabólico do corpo.
Ela ajuda o organismo na produção de algumas células assassinas, que ajudam o sistema imunológico do corpo a combater determinadas doenças. A presença dela no corpo ajuda a construir uma defesa contra os radicais livres. A falta de glutationa no corpo pode resultar em graves danos ao sistema imunológico, bem como doenças crônicas degenerativas, incluindo numerosas doenças do dia-a-dia.
A presença de várias toxinas ambientais no corpo irá, naturalmente, provocar uma diminuição na quantidade dela no corpo.

Um dos antioxidantes mais importantes no corpo devido à sua alta concentração e seu papel central na manutenção do estado redox (reações de redução-oxidação) das células no corpo humano.
Também é um desintoxicante do corpo que tem de estar presentes em concentração elevada, especialmente no fígado, já que o corpo humano está sujeito a vários riscos ambientais e metabólicos diariamente.

A glutationa protege o corpo contra danos de radicais livres, possui enxofre contendo o aminoácido cisteína, que ajuda a destruir os materiais tóxicos prejudiciais do organismo devido a suas propriedades de açao anti-radical livre. A cisteína funciona também como um aglutinante eficaz de metais pesados no organismo. O esgotamento de cisteína, uma parte essencial da glutationa, pode resultar em doenças freqüentes e a danos ao fígado.

A principal matéria-prima (alimento) que estimula a produção da Glutationa no corpo é a Proteína Whey (Soro do Leite) não desnaturada, ou seja, extraída a frio. Proteína fortalece a imunidade justamente por amplificar a produção de glutationa, razão pela qual é um suplemento anti-envelhecimento, que previne o câncer e turbina as defesas do organismo – em especial sua capacidade de desintoxicar-se.

Alguns alimentos fontes naturais para a Glutationa são:

  • morango
  • tomate
  • melancia
  • abóbora
  • aspargo
  • abacate
  • melão
  • brócolis
  • repolho
  • couve de bruxelas
  • couve-flor
  • couve
  •  salsa

O esgotamento de cisteína na glutationa resultará na infiltração de toxinas não neutralizadas e de radicais livres na corrente sanguínea, o que acabará por levar os tecidos do corpo a serem danificados, portanto, suplementos de glutationa são necessários na dieta humana. N-acetil-cisteína é a melhor forma de suplementos de glutationa dietético que poderiam ser utilizados e estes suplementos aumentam os níveis de glutationa no corpo mais do que a combinação de cisteína e glutationa individualmente.

Consulte sempre seu médico ou nutricionista para ser bem orientado ao fazer uso de suplementos.