Emagrecer, Afastar TPM e Reduzir Colesterol: Conheça a Spirulina

As substâncias extraídas da natureza são uma ótima saída para você afinar sem o efeito colateral dos remédios para este fim. A nova a engrossar este time é a Spirulina Pacífica Havaiana, uma bactéria capaz de fazer fotossíntese, denominada cianobactéria, que vive em colônias e são semelhantes as algas.

spirulina em capsulas

Se você acha que já tinha ouvido falar deste nome, não está enganada. A spirulina já é velha conhecida, mas esta versão extraída da região de Kona, no Havaí, é mais pura por não conter metais como mercúrio e chumbo das embarcações. Ela vem chamando a atenção dos especialistas na área por causar saciedade e ser rica em proteínas, nutriente essencial para os músculos. Saiba mais sobre esta nova febre!

 

Fome zero

Rica em fibras, ao ser ingerida ela absorve água, aumentando o volume no estômago. Outra hipótese para ela dar aquela sensação de “barriga cheia” é devido a ação dos aminoácidos, presentes nela. “A fenilalanina e a leucina, quando ingeridos, sinalizam reações de saciedade, avisando o sistema nervoso central de que é momento de interromper a refeição”, explica a nutricionista da clínica DNA Nutri, Tatiana Barão.

Pura proteína

Outro benefício é sua alta concentração de proteína, nutriente essencial para os músculos. Ela tem cerca de 70% de proteínas. Não é por acaso que vem sendo consumida por vários malhadores. “As vitaminas do complexo B, presentes na spirulina, fornecem mais energia ao organismo e afastam a fadiga durante o exercício”, fala Tatiana. Mas não é só de proteínas e vitaminas que ela é recheada. Dentre os minerais, podemos destacar o fósforo, potássio, ferro, zinco, cobre, cromo, manganês e cálcio, que ajudam a dar resistência ao organismo.

“O ferro, por exemplo, atua no transporte de oxigênio através da hemoglobina, auxiliando a função imune do organismo”, explica a nutricionista Thais Souza. Além disso, a spirulina concentra diversos fitoquímicos antioxidantes, como compostos fenólicos (ácido caféico, clorogênico e salicílico), que previnem o envelhecimento precoce e doenças degenerativas. Achou pouco? Ela ainda possui prostaglandina, substância que reduz sintomas da TPM, como o estresse e o inchaço.

Muitos benefícios

Além de ajudar a ficar fininha e deixar os músculos turbinados, a spirulina ainda age em diversas áreas do nosso corpo e tem outros benefícios para a saúde:

  • Reduz o colesterol ruim;
  • Controla a glicêmica em diabéticos;
  • Melhora as crises de rinite alérgica;
  • Ameniza os sintomas da TPM e evita doenças como o câncer, conforme estudo publicado no Journal of the American Nutraceutical Association.

Como tomar

Antes de consumi-la, você deve conversar com um nutricionista ou especialista da área para saber a dose ideal para você. É que tudo vai depender do seu objetivo, já que os estudos indicam doses que podem variar entre 1g, 2g, 6g e 8g. “Para ter o efeito sacietógeno, por exemplo, ela pode ser suplementada com até 15g por dia”, explica Tatiana. O ideal é consumir as cápsulas duas vezes ao dia, antes das principais refeições (almoço e jantar) para você ir com menos fome ao pote!

Caso seu objetivo seja perder peso, uma ótima opção é o suplemento Natu Pro, que contém spirulina, ágar-agar, quitosana e outras fibras maravilhosas e excelentes alidadas no processo de emagrecimento rápido. Leia aqui o artigo. 

 

Atenção!

Amou os benefícios da spirulina e está morrendo de vontade de colocá-la na dieta? A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determina que a substância é contraindicada para gestantes, mães que amamentam e crianças, devido à ausência de estudos de segurança.