Efeitos colaterais do Chitosan ou Quitosana

Esta substância é conhecida por muitas pessoas como o ímã da gordura, o chitosan ou quitosana, é uma espécie de fibra que se encontra nos ossos dos crustáceos como os camarões, os lagostins de água, lulas, lagostas e os caranguejos. Esta é um tipo de fibra que não é consumível, você deve extrair e ser tomada na forma de suplemento com as refeições, como o Natu Pro. As investigações clínicas têm determinado que a quitosana é eficiente para reduzir o peso corporal, porque se unifica com as moléculas de gordura do organismo, no trato digestivo, evitando desta forma que a gordura seja absorvida pelo corpo.

Com o quitosana é possível diminuir o colesterol no sangue, serve como tratamento para a anemia e ajuda a dar mais força ao sistema imunológico, além de melhorar o sono e a fome. Seus muitos benefícios também relatam que esta substância é muito útil para evitar as infecções nos dentes e nas gengivas e até mesmo, colabora na cura dos tecidos depois de uma intervenção de cirurgia plástica.

Com todas essas vantagens, ainda persiste a incerteza a respeito de sua eficácia em tratamentos mencionados acima ou, pelo menos, se é eficaz e seguro para um plano de dieta.

Efeitos Colaterais da Quitosana

No momento da publicação deste artigo, não se conhecem efeitos secundários da quitosana,talvez devido à falta de estudos profundos a longo prazo, sobre possíveis consequências para a saúde das pessoas, pois a grande maioria dos estudos realizados correspondem a análises feitas exclusivamente em animais.

quitosana efeitos colaterais

De qualquer forma, algumas publicações sugerem que a quitosana, por impedir a digestão de gordura, inibe também a absorção de alguns minerais e vitaminas que são solúveis em gordura. Também pode apresentar alguns efeitos adversos em mulheres em estado de gravidez, que afetam, principalmente, no processo de crescimento do feto.

Pesquisas feitas por especialistas mostraram que há outras consequências secundárias da quitosana, que podem incorporar inconvenientes para o sistema respiratório, com algum tipo de pressão na garganta ou no peito, dor nesta área do corpo. Comichão, erupção cutânea e vermelhidão da pele. O inchaço das pulsos e nos calcanhares e fortes dores de cabeça, também fazem parte dos efeitos secundários da quitosana.

A quitosana é uma fibra que pode causar estes problemas em razão de que as pessoas podem ser alérgicas aos crustáceos, de onde é extraída.

Desta forma, é recomendável não consumir suplementos à base de quitosana se você for alérgica a algum marisco, estiver grávida ou amamentando, tiver idade abaixo de 12 anos ou acima de 60, ou possuir alguma doença crônica.

Para saber mais sobre suplementos que contém quitosana, confira este artigo.