Dieta da Bela Adormecida: Perigosa e com Efeitos Colaterais

A cada dia novos métodos ‘milagrosos’ para a perda rápida de peso aparecem. Um deles voltou à tona em fóruns pró-anorexia na internet e tem preocupado especialistas. Trata-se da “dieta da bela adormecida”. Anônimos passam instruções perigosíssimas de restrição calórica e indução de sono para quem quer emagrecer, deixando as informações disponíveis na web.

Esta prática tem consequências graves para a saúde e pode provocar sequelas permanentes.

A dieta recomenda que a pessoa, além de restringir drasticamente as calorias diárias, durma por muitas horas seguidas com a ajuda de sedativos para não sentir fome. Em alguns casos, o sono forçado pode se estender por até 20 horas.

Consequências perigosas para a saúde

Para se ter uma noção, quem tem real dificuldade em pegar no sono usa sedativos apenas em último caso. “Quando um paciente aponta a dificuldade para dormir ou insônia, primeiro tentamos atingir resultados através de métodos não medicamentosos”, diz o neurologista especialista na prevenção do AVC André Gustavo Lima.

“A chance de dependência desses remédios é grande, já que com o passar do tempo, maiores precisam ser as doses”, aponta o neurologista. “Inclusive, há relatos de pessoas que depois de parar o uso de sedativo, não conseguiram mais ter um sono tranquilo, por conta da dependência que ele causa”, alerta.

Em longo prazo, a falta de açúcar no sangue, um dos combustíveis do organismo, causa hipoglicemia e consequentemente problemas no cérebro. “Outro risco iminente é a overdose, pela necessidade de tomar doses cada vez mais fortes”, fala.

Pesquisas também indicam risco de Alzheimer, ataque cardíaco e comprometimento do equilíbrio, que pode causar quedas e ossos quebrados.

Saúde mental

“O sedativo aumenta a atividade de um tipo de neurotransmissor e, com isso, induz a desaceleração do sistema nervoso”, comenta o médico. “Quadros de amnésia, distúrbios alimentares e ansiedade também estão na lista de sequelas do uso inadequado desses medicamentos”, diz.

“Outro problema desta dieta é a privação da socialização e produtividade, que pode causar depressão. A pessoa fica menos ativa na vida, não socializa com as pessoas. O que é bem grave”, acrescenta o neurologista.

Como perder peso

A única maneira segura e saudável para perder peso é procurar profissionais capacitados da área da saúde. Use suplementos naturais como o Green Coffee Turbo para ajudar nessa jornada, coma de forma saudável e faça exercícios físicos.

 

Fonte: vix

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!