Creatina causa a queda de cabelo?

Embora a creatina ser um dos suplementos mais pesquisados no mundo e  ser comprovado que ela é segura para a saúde, há um “efeito nocivo” que está gerando uma consequência nos fóruns de musculação: a queda de cabelo .

Faça uma procura em fóruns nacionais ou gringos, e você vai obter diversos tópicos de indivíduos preocupados com este dificuldade, com alguns, até mesmo, afirmando que tiveram queda de cabelo no momento em que começaram a usar creatina .

Porém afinal de contas, creatina de fato pode incentivar a queda de cabelo ?

Ou é somente mais uma das abobrinhas que atribuem ao consumo de suplementos ?

Creatina, queda de cabelo e o bendito DHT

O DHT , ou dihidrotestosterona, é um hormônio criado pelo próprio corpo e concentrado nas glândulas adrenais, testítulos, próstata e fólicos capilares. De maneira resumida, homens sensíveis ao DHT tendem a perder cabelo visto que o hormônio impossibilita que nutrientes cheguem aos fólicos capilares.

Um pesquisa de 2009, que apenas ganhou fama há pouco tempo, investigou 20 jogadores de rugby por 3 semanas e analisou como a suplementação com creatina afetou os graus de DHT . Um grupo suplementou creatina com 25g nos primeiros sete dias e 5g nos quatorze dias seguintes. E o outro utilizou somente placebo. O grupo que suplementou com creatina mostrou um crescimento de 56% nos graus de DHT depois da primeira semana (25g por dia), caindo para 40% nas duas semanas seguintes no momento em que foi feita somente a manutenção (5g por dia).

Por isso, baseando-se somente nesse pesquisa, diz-se  que a creatina pode aumentar a queda de cabelo , já que amplifica os graus de DHT . No entanto, antes de uma decisão drástica é fundamental levar em consideração alguns pontos:

1 – Foi realizado uma único pesquisa sobre o assunto e em aproximadamente seis anos nenhuma outra pesquisa foi replicada para mostrar que de fato ocorreu esse crescimento de DHT .

2 – Somente indivíduos sensíveis ao DHT sofrem com a queda de cabelo . Com isso mencionado, somente indivíduos predispostos sofrerão com esse efeito colateral.

3 – Os graus de DHT caíram após a manutenção, e como o pesquisa durou somente 2 semanas em seguida disso, não há como entender se os graus de DHT não iriam permanecer caindo.

4 – A saturação da creatina é completamente desnecessária. Não é possível entender como seria o aumento de DHT sem fazer a fase de saturação.

Por isso, a creatina leva a queda de cabelo ?

Lamentavelmente, também é bastante cedo para concluir. Se futuramente ocorrerem novas pesquisas com resultados semelhantes, então  efetivamente teremos uma conclusão para indivíduos predispostos a perder cabelo.

Se você não perde cabelo e a calvície não acontece em sua família, isso não é uma coisa que você precisa se preocupar.  No mais, evite a dosagem desnecessária e use somente 3 a 5g de creatina todos os dias.

Mas, se você possui problemas de cabelo, recomendamos aumentar a ingestão de vitamina B com alguns suplementos comoo Hair Loss Blocker