Conheça o Ciclo De Crescimento Do Cabelo

O cabelo humano tem uma regularidade de crescimento, ou seja, podem-se apreciar em sua vida 3 etapas bem marcadas e com uma duração aproximada de cada uma. Isso nos permite interpretar comportamentos diferentes. Este processo de vida do cabelo é conhecido como Ciclo de crescimento do cabelo.

Por exemplo, se a fase inicial do cabelo dura menos tempo do que o esperado, estamos diante de uma perda do cabelo, que deve ser analisada para encontrar a causa. De certa forma, existe um equilíbrio natural entre as diferentes etapas que se é alterada se ocorrer uma perda evidente de cabelo.

Etapas Ou Fases Do Crescimento Do Cabelo

Em condições normais, o cabelo humano possui 3 etapas de desenvolvimento distintas.

A primeira etapa ou fase é conhecida com o nome de ‘fase anágena’ (anagen) ou de crescimento. Esta fase dura aproximadamente de 2 a 6 anos. É uma etapa crucial para o desenvolvimento de um cabelo saudável e forte. Durante a fase anágena o cabelo tem um crescimento de cerca de 1 cm por mês., ou seja, tem muita atividade. Existe muita divisão celular no cabelo, o que contribui para que haja um crescimento ininterrupto.

Na fase de crescimento do cabelo está fortemente aderido à derme e a gordura que está por baixo do couro cabeludo, é por isso que não cai e se mantém firme.

Por sua vez, é muito sensível a diferentes fatores como a nutrição, doenças, stress, etc., os quais podem afetar o crescimento do cabelo. Isso interrompe a fase anágena e começa uma fase telógena, ou seja, começa a cair o cabelo.

A segunda etapa recebe o nome de “fase catágena’ (catagen) ou de transição. Durante esta fase, o cabelo entra em uma fase de transição que dura cerca de 20 dias. A atividade diminui, o crescimento pára e a raiz do cabelo encolhe. O cabelo se desprende de sua raiz e se desloca para cima.

A terceira fase do crescimento do cabelo recebe o nome de “fase telógena’ (telogen) ou de queda. Esta fase dura cerca de 3 meses e é a etapa onde o cabelo entra em uma fase de descanso e de queda. Nesta fase, a raiz do cabelo se torna de uma forma semelhante a um fósforo. O cabelo permanece no folículo piloso até que ele cai sozinho ou pelo impulso do novo cabelo.

Uma quarta fase pode distinguir-se de que recebe o nome de “fase exógena’ (exogen) ou de cabelo novo. Esta fase é parte da etapa de descanso no qual o cabelo novo começa a surgir e se renova o Ciclo de crescimento do cabelo.

ciclo de crescimento do cabelo

O Que É Normal Em Relação À Queda De Cabelo?

Em condições normais, perdem-se aproximadamente entre 70 e 100 cabelos diariamente. Estes cabelos que se perdem são rapidamente substituídos por novos cabelos que são gerados no folículo piloso saudável.

Se a queda dos cabelos ultrapassa os 100 cabelos por dia, possivelmente exista algum problema de fundo, que deve ser descoberto realizando exames e análises.

Cada processo que se inicia em cada folículo piloso independente do que aconteça nos folículos o resto do couro cabeludo. Ou seja, em um determinado momento, os cabelos que você possui na cabeça encontram-se em diferentes estágios de seu ciclo de crescimento. Portanto, os ciclos de crescimento do cabelo são diferentes para cada cabelo.

Você sabia? Grande parte da queda de cabelo é resultante de deficiências de vitaminas e minerais no corpo, além da má alimentação. Por isso, foi desenvolvido um suplemento alimentar voltado exclusivamente para quem sofre deste problema: conheça o Hair Loss Blocker.