Alopecia Aerata Universal: Tudo o que você precisa saber

A perda do cabelo é um episódio difícil de assumir e enfrentar para a maioria das pessoas. No caso da alopecia areata universal este problema se intensifica, já que a perda de cabelos ocorre em todo o corpo: couro cabeludo, sobrancelhas, pestanas, face, genitais, etc.

Ainda se estuda a causa principal desta alopecia, no entanto, concluiu-se que trata-se de uma doença auto-imune, isto é, que o próprio corpo é quem se encarrega de produzir a calvície.

 

O que é Alopecia Areata Universal?

A alopecia areata universal é um tipo de alopecia areata, que consiste na perda total de pelos no corpo. Ao contrário de outros tipos de alopecia areata, em que se perde o cabelo do couro cabeludo de forma parcial (em uma ou mais placas de dimensões diferentes) ou total, nesta calvície, pelos os perdido ocorrem nas regiões:

  • Couro cabeludo,
  • Axilas,
  • Sobrancelhas,
  • Pestanas,
  • Genitais,
  • Barba,
  • Etc.

O pelo humano, em condições normais, encontra-se em desenvolvimento constante. Mas nos casos de alopecia areata universal, os pelos diminuem sua atividade e deixam de se desenvolver, ao mesmo tempo que começam a cair.

alopecia aerata universal

No entanto, os folículos pilosos continuam estando debaixo da pele como um estado de ‘hibernação’, retomando a atividade para desenvolver o novo cabelo quanto a receberem o sinal para fazê-lo.

Causas Da Alopecia Areata Universal

A alopecia areata universal, como o resto das alopecias areatas, de acordo com as últimas pesquisas a respeito, é considerada uma doença auto-imune. Essas doenças possuem a particularidade de que o sistema imunológico do indivíduo ataca as células saudáveis. No nosso caso, o corpo começa a produzir linfócitos que atacam os folículos pilosos, os enfraquecem, até que finalmente deixam de funcionar e o cabelo cai.

Também se reconhece uma certa tendência genética para a doença. Ou seja, alguns casos apresentam antecedentes familiares ou vínculos com doenças auto-imunes. No entanto, apenas uma minoria dos pacientes com alopecia areata universal apresenta antecedentes hereditários.

Também na alopecia areata universal podem-se observar alguns fatores que se apresentam com regularidade em vários casos, e podem estar envolvidos no desenvolvimento desta alopecia:

  • Presença de alergias,
  • Problemas emocionais de caráter psicológico,
  • Antecedentes familiares de doenças auto-imunes,
  • Dificuldades neoplásicas.

 

Tratamento para a Alopecia Areata Universal

Neste tipo de alopecia, do mesmo modo que as outras alopecias areatas, os tratamentos são relativos, posto que o desenvolvimento da alopecia é imprevisível. No entanto, o mais apropriado, em primeiro lugar, é de referir que não existe um tratamento padrão para esta alopecia que ‘cure’ todos os casos por igual. A razão para isso é que ainda não há clareza sobre as causas que o geram.

Alguns casos não é necessário tratamento. Aproximadamente 50% dos casos, antes do primeiro ano de desenvolver esta condição, o cabelo começou a reaparecer até se recuperar totalmente.

Independentemente da imprevisibilidade desta alopecia, o fato de que o folículo piloso continua intacto sob a pele e existe a possibilidade de desenvolver novamente cabelos, abre as esperanças para testar diferentes tratamentos:

Diferença entre Alopecia Areata Universal e Areata Total

Muitas vezes as pessoas tendem a confundir dois tipos diferentes de alopecia: a alopecia areata total e universal. Estas duas alopecias possuem semelhanças, já que as duas se encontram dentro das alopecias areatas, no entanto, a alopecia areata total afeta apenas o cabelo do couro cabeludo, formando placas que, em seguida, se unem e deixam a cabeça totalmente careca.

A alopecia areata universal, como mencionado parágrafos acima, excede os cabelos do couro cabeludo, afetando também outras áreas do corpo, como as sobrancelhas, axilas, cílios, barba, púbis, etc.

Conseqüências Emocionais

Devido às características deste tipo de calvície é comum que os pacientes sofrem de angústia e apresentem quadros de depressão. Apesar de a calvície ser algo que a sociedade aceita, em sua grande maioria, as características próprias da alopecia areata universal (perda de todos os pelos do corpo) torna-a uma alopecia difícil de lidar.

Aqueles que possuem este tipo de alopecia sente comumente ansiedade, tristeza, angústia, estresse, impotência e uma lista bastante extensa de outras emoções.

Dicas Para Combater A Alopecia Areata Universal

Devido ao claro impacto emocional que gera esta alopecia podem adotar algumas medidas com o fim de reduzir os danos psicológicos.

  • Unir-se a pessoas que sofrem o mesmo problema, pode ser uma forma de não se sentir só, além de servir para encontrar soluções comuns para os mesmos problemas;
  • Trabalhar a auto-estima é uma tarefa necessária devido a esta condição reduzir o valor que sentimos em relação a nós mesmos;
  • Um profissional na área de psicologia pode nos facilitar o trabalho para entender a situação que vivemos;
  • Aprender a ver além da aparência física e que o indivíduo é muito mais do que o cabelo ou pelos do corpo.

Algumas práticas também podem nos ajudar a trabalhar os aspectos físicos da alopecia areata universal:

  • É imperativo que você use um protetor solar sobre as áreas do corpo expostas ao sol para bloquear os raios UV;
  • Lentes de óculos podem ser uma forma eficaz de conter partículas de poeira e outros objetos que se deslocam pelo ambiente e poderiam ficar dentro de nossos olhos, normalmente ficariam retidos nas sobrancelhas e cílios;
  • Use chapéus, lenço ou qualquer outro acessório que te ajude a proteger-se dos raios solares;
  • No caso dos pelos nasais, você pode consultar com seu médico sobre certas soluções que ajudam a reter partículas e microorganismos;
  • Maquiagem dos olhos pode ser uma forma suave pode ajudar a reduzir a impressão de alopecia areata universal no rosto.

O mais importante diante de uma alopecia areata universal é não desistir diante da situação. Talvez não exista uma cura padrão, é verdade, mas sim se podem fazer muitas coisas e a qualidade de vida não deve ser perdida, por mais que emocionalmente seja difícil, a realidade mostra que a alopecia areata não dificulta a nossa vida.

Aqueles que possuem alopecia areata universal (ou qualquer tipo de alopecia areata) não possuem dificuldades de nenhuma classe: são capazes de realizar qualquer atividade física e/ou mental, do mesmo modo que o faz uma pessoa com pelos ou uma careca.

Por último, se você estiver interessado em um tratamento natural para parar a perda de cabelo, sugiro que você leia sobre o suplemento “Hair Loss Blocker”. Ele contém vitaminas e minerais naturais que estimulam a circulação sanguínea e o fortalecimento dos bulbos capilares, evitando a queda e criando novos folículos.

o livro pdf “Milagre para o Cabelo”, de Ramiro Suarez. Este sistema compreende um guia passo-a-passo que lhe ensinará de forma exata como remediar a alopecia e recuperar o cabelo, pouco a pouco, mas, definitivamente. Mais informações sobre o suplemento “Hair Loss Blocker”AQUI <<