Alongamento: Melhore seus Exercícios e Evite Lesões

Uma das formas mais correta de começar a realizar um treinamento, é fazendo de forma gradativa um bom alongamento. O alongamento muscular é um exercício natural destinado a relaxar os músculos antes e depois de uma atividade física intensa. O alongamento proporciona maior elasticidade aos músculos, tornando os movimentos mais fáceis e soltos.

Tipos de Alongamento

 

O alongamento pode ser dividido em dois tipos, levando-se em conta a forma de execução:

Alongamento passivo; É realizado com ajuda de forças externas, que podem ser outra pessoa ou aparelho.
Alongamento ativo; onde a pessoa realiza sozinha e sem força externa, com movimentos voluntários.

Benefícios do Alongamento

Os alongamentos são essenciais para manutenção de uma vida mais saudável e com qualidade.

  • mantém os músculos flexíveis;
  • realizam os movimentos de forma correta e com menor gasto energético;
  • libera as tenções e promove o relaxamento;
  • melhora a coordenação motora;
  • desenvolve a consciência corporal;
  • Melhora a postura;
  • diminui os encurtamentos e retrações musculares.

 

Todos podem e devem aprender a fazer alongamentos, independente da idade e da sua flexibilidade, pois não há necessidade de estar no máximo da sua condição física, nem possuir habilidades atléticas.

Muitos praticantes de musculação tem a falsa ideia de que nessa pratica esportiva não há necessidade ou que não pode alongar. Com os alongamentos antes da musculação, o seu praticante terá a musculatura mais desenvolvida e alongada, produzindo um efeito muito melhor em relação ao trabalho de fortalecimento, ou seja, na hipertrofia. Deve-se realizar um alongamento geral antes e depois a sessão de treino.

O alongamento é uma atividade muito benéfica também para o idoso, pois esse exercício busca a manutenção e o desenvolvimento de uma capacidade física; a flexibilidade, já que ela ajuda a melhorar a intensidade da articulação.

Os idoso devem realizar um trabalho de alongamento geral, já que com o avanço da idade há um declínio da flexibilidade e o aparecimento de inúmeras retrações musculares.

Cuidados ao fazer alongamento

Como toda atividade , o alongamento também requer algum cuidado e maneiras corretas de serem executados:

  • O movimento deve ser longo e estável;
  • Ao atingir o limite de seus movimentos, pare e mantenha cada posição por cerca de 10 a 20 segundos.
  • Saia de cada posição de alongamento bem devagar, procurando relaxar completamente.
  • Encerre o trabalho procurando soltar bem todos os músculos que foram trabalhados.
  • É errado e perigoso balançar-se para forçar o limite do músculo e alongá-lo ate sentir dor.

alongamento

As contra indicações são inexistentes, o que existe são recomendações de acordo com a condição física de cada um, e sempre bom lembrar que para realizar qualquer atividade física, mesmo alongamento, é importante a orientação de um bom instrutor, educador ou fisioterapeuta. Pelo menos até dominar os movimentos.

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