Alimentos Detox: a Lista Completa

Alimentos Detox: a Lista Completa
Avalie este artigo

Quando se fala em dietas e alimentos detox imediatamente pensamos em água, chás e sucos verdes, mas a verdade é que existe uma grande variedade de comidas saudáveis que contribuem para a perda de peso e a limpeza do organismo através de eliminação de toxinas. Conheça exemplos de 20 poderosos alimentos desintoxicantes para incluir no cardápio e variar nas preparações:

Alimentos que ajudam a desintoxicar o corpo – Alimentos Detox

Lima: rica em vitamina C, a fruta tem propriedade ação diurética, é um poderoso desintoxicante e ainda aumenta a absorção do ferro pelo organismo.

Limão: fonte de vitamina C, substâncias detergentes e antioxidantes, a fruta possui propriedades antibacterianas que tratam infecções, além de ser aliada contra indigestão e desintoxicação.

Óleo de gergelim: com grandes quantidades de vitamina E, o alimento alivia os sintomas da TPM, é um antioxidante natural, que protege contra o envelhecimento precoce, além de ser fonte de nutrientes para o bom funcionamento do corpo.

Cebola: o tradicional tempero é fonte de vitamina C e do complexo B, que protegem o organismo contra gripes e garantem disposição. O alimento também tem propriedade anti-inflamatória e ajuda a desobstruir vias áreas congestionadas.

Acelga: com apenas 19 calorias por cada 100g de folhas frescas, o alimento é bom aliado da dieta e, rico em vitamina C, também tem propriedade desintoxicante e antioxidante.

Grama de trigo: rico em clorofila, vitaminas, minerais, aminoácidos e enzimas indispensáveis para a renovação celular, o alimento também fortalece o sistema imunológico, normaliza a produção hormonal e desintoxica.

Óleo de linhaça: rico em ácidos graxos que estimulam a saciedade, ajuda na redução do colesterol ruim e protege o organismo de doenças cardiovasculares e até cancerígenas.

Rúcula: com propriedades antioxidantes e desintoxicantes, a folha combate ação dos radicais livres, ajuda a prevenir doenças, fortalece os olhos e a saúde dos olhos, além de garantir boa absorção de minerais pelo corpo.

Repolho: vegetal com alto teor de antioxidantes, vitaminas K, C, A e fibras, o alimento promove uma verdadeira limpeza no aparelho digestivo, ameniza a constipação intestinal e limpa o cólon.

Óleo de abacate: o alimento promove saciedade, bloqueia a absorção de gorduras ruins pelo organismo e ainda ajuda a reduzir os níveis de cortisol, o hormônio relacionado ao estresse.

Couve: o alimento não está à toa em grande parte dos sucos verdes detox. Rico em fibras, com poder antioxidante, baixo teor calórico e excelente para evitar e eliminar o acúmulo de gordura, ele ajuda a exterminar o pneuzinho e pode ser incluída na dieta crua, cozida ou até mesmo em sucos.

Espinafre: é rico em cálcio, ferro, magnésio, potássio, nitrato e vitamina C, é boa opção para antes de treinos para melhorar a performance durante atividades físicas. Além disso, o alimento é conhecido por prevenir câncer e retardar o envelhecimento cerebral.

Spirulina: o pó de coloração verde vibrante ajuda a emagrecer por inibir o apetite de forma natural, trazer saciedade e contribuir para a queima de calorias, já que é fonte de proteínas de alta qualidade. Confira aqui esse suplemento com spirulina, o Natu Pro.  

spirulina emagrece mesmo

Broto de alfafa: o alimento é poderoso antioxidante, ajuda a evitar a retenção de líquidos e regula o intestino, pois é rica em fibras. Além disso, é conhecido por ajudar a reduzir o colesterol ruim, prevenindo assim doenças cardiovasculares.

Azeite: o alimento ajuda a emagrecer e limpar o organismo porque possui ácido oleico, responsável por proporcionar sensação de saciedade, fazendo com que você coma menos durante o dia.

Couve de Bruxelas: apesar de não ser tão comum nos pratos dos brasileiros, o alimento é considerado grande aliado da desintoxicação por seu poder diurético, além de ser rico em vitamina K e vitamina C.

Alho: além de aliado do emagrecimento, o alimento ajuda a fortalecer o sistema imunológico, tem propriedade antioxidante e, por isso, inibe os radicais livres, amenizando o envelhecimento celular que provoca diversos males à saúde.