A Onda do Café Verde

A “onda” verde

O café verde não é chamado assim meramente devido ao apelo comercial do conhecido chá que também promete enxugar a silhueta. Na verdade, o nome deve-se ao processo de fabricação do produto, que ao contrário do tradicional café preto, não passa pelo processo de torrefação.

O café tradicional já é um grande aliado à saúde, porém as vantagens do consumo podem ser ainda maiores antes do processo de torra. A torrefação acontece principalmente para reduzir o característico gosto amargo do grão, porém, este processo altera suas características originais e reduz o nível de algumas substâncias muito benéficas ao organismo.

Também chamado de “green coffee turbo”, o grão do café verde apresenta maior concentração de cafeína, antioxidantes e ácido clorogênico, substâncias que podem auxiliar na perda de peso e na melhoria da saúde em geral. Saiba por que.

O Café Verde e o Metabolismo

Um fator determinante para a perda ou ganho de peso é o metabolismo. Este processo natural do corpo basicamente determina quantas calorias serão necessárias para manter as funções diárias do organismo. Uma pessoa com o metabolismo acelerado gasta mais calorias ao longo do dia e consequentemente, perde peso com maior facilidade.

O café já é conhecido como um potente termogênico, alimento que pode acelerar o metabolismo através do processo da termogênese, devido a cafeína presente no grão. A termogênese é o processo pelo qual o organismo mantem a temperatura do corpo em equilíbrio, utilizando as fontes de energia disponíveis no corpo, aumentando a sudorese e eliminando toxinas. O grande diferencial do green coffee é que sua concentração de cafeína é muito maior em relação ao café comum, levando consequentemente a uma elevação ainda mais significativa da taxa metabólica.

cafe verde beneficios

A presença do ácido clorogênico faz com que o intestino absorva a glicose de forma mais lenta, levando o organismo a utilizar os estoques de gordura armazenados no corpo como forma de energia ao invés do açúcar. Este antioxidante também tem ação benéfica sobre a hipertensão e o stress, reduzindo os radicais livres e prevenindo o envelhecimento precoce.

Controle da glicose

De acordo com Arthur Hickson, responsável pela NatureCenter, outro grande benefício do café verde é sua ação no controle da glicose. “A presença do ácido glicogênico favorece a diminuição dos níveis de açúcar no sangue.

De fato a pesquisa realizada pelo PhD em química Joe Vinson, apontou que o consumo do café verde pode melhorar os níveis de glicose de modo geral. Este estudo foi o alvo de debate no 245° Encontro Nacional da ACS (American Chemical Society) – Sociedade Química Americana.

Como consumir

Já é possível encontrar diversas formas do café verde no mercado. Sua administração varia de acordo com as orientações de cada fabricante, mas no geral, a recomendação é ingerir duas pílulas antes das refeições juntamente com água ou outra bebida leve.

Confira maiores informações sobre o Green Coffe turbo neste artigo.

Porém, como todo suplemento, é altamente recomendável administrá-lo sob supervisão médica. É importante saber que apesar de ser um suplemento natural, é contra indicado em alguns casos como: hipertensão, insônia, hipertireoidismo, problemas gastro-intestinais, hepáticos, gestantes e nutrizes. Assim como no caso do café tradicional, o consumo elevado de caféina pode ser nocivo sob essas condições.

Para saber mais sobre o café verde, leia este artigo.

Se você possui alguma dúvida, não se esqueça de entrar em contato. Leia também a nossa política de privacidade e termos de uso.