5 Benefícios do Café Verde Comprovados pela Ciência

5 Benefícios do Café Verde Comprovados pela Ciência
Avalie este artigo

Como explicamos no artigo sobre café verde, (leia aqui) os benefícios desse termogênico são devido ao ácido clorogênico. Este composto pertence a um grupo de compostos fenólicos denominados ácidos hidroxicinâmicos. Representa entre 7% e 10% da matéria seca do café verde (após a torrefação do café, esses valores diminuem consideravelmente).

beneficios do cafe verde para a saude

Mas, além do emagrecimento, existem muitos outros benefícios para a saúde, que listamos aqui neste artigo, confira:

1. Protege o sistema cardiovascular e elimina radicais livres

Estudos realizados em animais demonstraram que o ácido clorogênico é hipotensor (reduz a tensão arterial). Na sua aplicação em seres humanos, houve redução da pressão arterial. Isso ocorre porque o o ácido clorogênico é um forte antioxidante, o que implica uma redução dos radicais livres que causam a hipertensão e o envelhecimento precoce, entre outras doenças. De fato, se estudam as propriedades anticancerígenas do café verde, devido ao seu alto conteúdo de polifenóis (estudos realizados apontam que estes antioxidantes podem impedir a reprodução das células cancerígenas).

2. Previne ou trata a obesidade

O ácido clorogênico é capaz de diminuir a ingestão de glicose, gorduras e carboidratos nos intestinos, diminuindo a absorção de calorias. Também tem efeitos positivos sobre a forma como o organismo processa a glicose e as gorduras, e ajuda a diminuir os níveis de açúcar e insulina na corrente sanguínea (por isso é muito recomendado para pessoas com diabetes). Veja aqui um artigo sobre o café verde em cápsulas, o suplemento mais famoso do Brasil (Green Coffee Turbo – clique para acessar).

3. Efeito saciante

O café verde reduz o esvaziamento gástrico, ajudando a liberação gradual dos nutrientes. Isto, unido à regulação da glicose no intestino comentado anteriormente, contribui para a diminuição da sensação de ansiedade por alimentos açucarados, resultando em uma sensação de saciedade e redução no apetite.

4. É drenante

O café verde em cápsulas, em sementes ou na forma de extrato combate a gordura acumulada, favorecendo a eliminação da celulite.

5. Propriedades anti-inflamatórias

O ácido clorogênico, possui também efeitos anti-inflamatórios úteis para pessoas com artrite, reumatismo, tendinite, bursite e lesões musculares.

Veja abaixo uma entrevista com especialista explicando sobre o café verde (em espanhol):

 

Além disso, é óbvio que o consumo do café verde traz doses interessantes de cafeína, estimulando o desempenho físico e favorecendo as funções cognitivas. A cafeína pode ser utilizada para combater a dor de cabeça produto da enxaqueca.

O café verde pode ser encontrado na forma de extrato, grãos ou, de maneira mais prática e barata, na forma de suplementos alimentares completos como o Green Coffee Turbo.

Espero que o artigo tenha ajudado, lembre-se de consultar seu médico ou nutricionista sempre que houver alguma mudança na sua alimentação ou uso de suplementos.